Notícias

13 Outubro
2023

 

As 950 mil toneladas de cabos descartadas no último ano dariam para fazer 107 voltas ao planeta

Os 950 milhões de quilos de cabos descartados no último ano, um pouco por todo o mundo, dariam para contornar o planeta 107 vezes. Estes cabos contêm cobre, material crítico na Europa, numa altura em que se prevê que a procura deste elemento aumente seis vezes até 2030, para satisfazer as necessidades de sectores estratégicos como as energias renováveis, a indústria, comunicações e defesa. Os cabos são um dos tipos de equipamentos eléctricos “invisíveis”, a temática que serve de mote à 6ª edição do Dia Internacional dos Resíduos Eléctricos. Esta efeméride comemora-se a 14 de Outubro, em todo o mundo, e em Portugal é assinalada pelo Electrão.

Os designados equipamentos eléctricos invisíveis são aparelhos de pequena dimensão que funcionam com baterias, fichas ou cabos, mas que dada a sua pequena dimensão passam muitas vezes despercebidos aos olhos do cidadão, que não os considera como sendo da família dos equipamentos eléctricos e os descarta incorrectamente no lixo indiferenciado.

Isto acontece também com comandos, carregadores, auscultadores, pen usb, cartões de memória, cartões Multibanco, lâmpadas, escovas de dentes eléctricas, relógios, entre outros objectos. Por exemplo, mais de 7,3 mil milhões de brinquedos eléctricos - como automóveis, comboios, brinquedos musicais, bonecos e drones - foram transformados em resíduos, o ano passado, o equivalente, em média, a um brinquedo por cada pessoa em todo o mundo.

Ler notícia completa aqui.