Notícias

23 Novembro
2023

 

Portugal precisa de reciclar mais embalagens para cumprir as metas de resíduos urbanos

Portugal precisa de reciclar mais embalagens para conseguir cumprir as metas relativas à gestão de resíduos urbanos. “Sem resolver a questão das embalagens será impossível cumprir as metas de reciclagem e a meta de desvio de aterro, para onde só poderemos enviar 10%. Não podemos esquecer que continuamos a enterrar ainda mais de metade dos resíduos urbanos”, sublinha o CEO do Electrão, Pedro Nazareth.

A problemática das embalagens, que acarreta um elevado impacto ambiental, é o tema da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, assinalada de 18 a 26 de novembro e a que o Electrão volta a associar-se.

Há mais de duas décadas que Portugal investe na reciclagem, mas os resultados continuam aquém do esperado e a tecnologia ainda não consegue resolver tudo. No ano passado, os valores de reciclagem e preparação para reutilização fixaram-se em 33%, revelando que há ainda um longo caminho a percorrer para alcançar as tão ambiciosas metas indicadas nas directivas comunitárias: 55% em 2025, 60% em 2030 e 65% em 2035.

Ler notícia completa aqui.