Notícias

4 Janeiro
2024

 

Corvo é o primeiro município insular de Portugal candidato à certificação “Zero Resíduos”

O município do Corvo, a mais pequena e mais afastada ilha da região autónoma dos Açores, assinou o compromisso para obtenção da certificação “Zero Resíduos”. 
 
Este projecto, que pretende combinar prevenção, promoção da reutilização e da reciclagem, centra-se, numa primeira fase, em tentar evitar o transporte de biorresíduos do Corvo para as outras ilhas, introduzindo um sistema de recolha porta-a-porta combinado com a operacionalização de várias unidades de compostagem comunitária. Serão distribuídos contentores para biorresíduos aos cidadãos (um contentor de 7 litros ventilado para a cozinha e outro, de 40 litros, para deposição na rua, bem como sets de sacos compostáveis), com identificação do utilizador, por forma a monitorizar a correcta separação dos resíduos por cada família. Os trabalhadores encarregados da recolha, consoante o calendário estabelecido, encaminharão os resíduos para os compostores ativos. A mesma equipa, que previamente terá recebido formação específica, garantirá o acompanhamento e monitorização do correcto funcionamento dos compostores. 
 
Paralelamente, pretende-se que ocorra a renovação da frota municipal de recolha, mediante a aquisição de duas viaturas de baixas emissões, assim como de todas as ferramentas de apoio às actividades de recolha, compostagem e gestão de resíduos. Um biotriturador será adquirido para gestão da matéria biodegradável de jardim e parques, que servirá como material estruturante para os compostores. Também haverá uma intensa campanha de sensibilização que será realizada aquando da distribuição dos novos contentores, no sentido de informar os moradores sobre os seus deveres cívicos, sempre visando a facilitar as ações quotidianas sem comprometer a sustentabilidade ambiental da gestão dos resíduos. 
 
Ler notícia completa aqui.