Notícias

26 Março
2024

 

Só 22% dos equipamentos eléctricos usados são reciclados a nível mundial

Apenas 22% dos equipamentos eléctricos usados são reciclados a nível mundial, segundo os resultados do 4º relatório “Global E-waste Monitor”, produzido pela Organização das Nações Unidas. 
 
O Electrão, uma das entidades que gere os equipamentos eléctricos em fim de vida, em Portugal, lembra que há um longo caminho a percorrer para que o país e o mundo possam apresentar melhores resultados nesta área.
 
O panorama da recolha e reciclagem deste tipo de equipamentos não é animador a nível global e mesmo na Europa têm sido feitos avisos à navegação por parte de Bruxelas.
 
Portugal faz parte de um grupo de países, já sinalizados pela Comissão Europeia, que está em sério risco de incumprimento da meta de 2025, de preparação para reutilização e reciclagem definida para os resíduos urbanos, em que se incluem os equipamentos eléctricos usados.
 
Para contribuir para o incremento da recolha e reciclagem de equipamentos eléctricos a nível nacional, o Electrão tem reforçado a rede de recolha própria e tem apostado na proximidade ao cidadão com a oferta de serviços inovadores, de que é exemplo a recolha de electrodomésticos porta a porta, actualmente disponível em seis concelhos da Área Metropolitana de Lisboa: Almada, Lisboa, Loures, Moita, Odivelas e Seixal.
 
Ler notícia completa aqui.