Notícias

16 Abril
2024

 

Projecto da Universidade de Aveiro quer sensibilizar jovens para importância das borboletas

Sensibilizar os jovens para a necessidade de proteger a biodiversidade de insectos polinizadores. É este o grande objectivo do projecto de ciência-cidadã “Be Butterfly Friendly”, que está a arrancar em 15 escolas do 1º e 2º ciclos do concelho de Oeiras. O projecto é coordenado por Clarisse Ferreira, estudante de Doutoramento em Biologia da Universidade de Aveiro (UA).
 
O objectivo central deste projecto, que se pretende que possa ser alargado ao resto do país, é, assim, a sensibilização para a protecção e conservação das borboletas e de outros polinizadores, reconhecendo a sua importância, causas e consequências do seu declínio, recorrendo a recursos como saídas de campo, visitas exploratórias e actividades de sementeira e plantação nas hortas pedagógicas e biológicas, como estratégias na promoção de Educação e Sensibilização Ambiental”, informa a Universidade de Aveiro.
 
Até agora, são 15 as escolas aderentes que possuem hortas biológicas escolares integradas no projecto “Aqui há Horta” da Câmara Municipal de Oeiras, Divisão do Ambiente e às quais estão a ser atribuídas sementes de espécies de plantas para a criação de Jardins de Borboletas.
 
Ler notícia completa aqui.